A polêmica “centroavante”

Screenshot_20180122-091412

Por Andre Peixoto

Ontem, após o jogo do Grêmio contra o Caxias, estava pensando no que a direção irá fazer para dar sequência a essa gurizada do grupo de transição. Todos sabemos que a pressão da torcida será muito grande se perderem novamente ou até empatarem. Como já opinei aqui, o resultado do ruralito pouco me importa. É um campeonato que leva nada a lugar algum. Respeito quem acha importante não deixar os vermelhos ganharem o único título possível esse ano. Mas tudo bem. O que eu queria realmente escrever era sobre o tema centroavante. Ontem a gurizada deu um banho de movimentação no Caxias. E, como o meu amigo RW publicou no post da ilustração acima, FOI SEM CENTROAVANTE!! Vou entrar nessa campanha do Ricardo. Sinceramente não consigo entender a torcida gremista. Os motivos o cornetadorw escreve a todo momento. Não vou ser repetitivo. Mas chega ser cansativo esse assunto na ivi e entre a torcida.

Vamos citar alguns exemplos de jogadores que cairiam como uma luva nesse time do Grêmio:

  1. Willian Bigode: sabemos que é um jogador caro. Palmeiras pagou uma grana preta para tê-lo. Ano passado estava na reserva. Entrava sempre no decorrer das partidas. Esse ano o Roger colocou no time titular.
  2. Keno: outro jogador que me agrada. Também entrava no decorrer das partidas. Não sei como será esse ano com o novo técnico no Palmeiras.
  3. Acosta: esse jogador do Lanus sequer foi cogitado na ivi. Até hoje não entendo porque o Grêmio não quis sequer tentar. Joga na posição do Pedro Rocha e faz gols. Tá certo que o assunto é o maldito centroavante, mas cairia como uma luva nesse time do Grêmio.
  4. Jonas: esse seria o sonho. Deve ser muito caro. É ídolo em Portugal. Faz gol em quase todos os jogos. Seria a cereja do bolo para lotar o Salgado Filho. Como diria aquela música, “sonhar não custa nada…”

E vocês, o que pensam a respeito?

Link do Corneta: http://cornetadorw.blogspot.com.br/2018/01/expliquem-para-o-mr-bean.html

17 comentários em “A polêmica “centroavante”

  1. Depois de renovarem com o Recruta Zero, só o que me falta é pensarem em Jonas, um traira de marca maior!
    Estão querendo fazer como os Reds, voltando sermpre ao passado??? Eu ainda acho que valeria a pena investir no André Balada, vai que o Renato tenha uma conversa de pé de ouvido com ele e o sujeito resolva colocar a cachola a funcionar…pra quem achou que o tal Sassá valia o risco, o André pelo menos tem um histórico menos pior digamos!!!!

    Curtir

  2. Sobre o jogo de sábado , nada a comentar.
    Se a proposta da direção foi entrar com o time da base e/ou transição no início do campeonato temos “aguentar” o repuxo.
    Como André falou, Gauchão não leva a lugar nenhum….
    Ah, leva sim, jogadores do Grêmio para o Departamento Médico. Bolanos com mandibula fratura. Geromel com fratura na costela. Kleber Gladiador com tornozelo quebrado. Mario Fernandes com cravicula quebrada….

    ——x———-

    Atualmente o “centroavante” não tem mais serventia aos times. Além de custar caro, um centroavante top de linha, ele limita o treinador a fazer uso de vários esquemas táticos.
    O custo e benefício de um centroavante não vale o investimento.
    Vou considerar que um centroavante “top de linha” do futebol brasileiro receba R$ 400.000,00. Na temporada ele faz entre 15 a 20 golos. Isso é pouco!
    Tendo em vista que um time de ponta joga em torno de 70 a 80 jogos por ano. A média de 15 a 20 golos é pífia.

    Se você tem no plantel de jogadores atacantes de movimentação, e cada um deles fizer 10 golos, vão custar menos que o centroavante e junto vão fazer mais golos.

    Minha matemática é horrível, mas se você pegar a média de golos do Luan + Everton + Pedro Rocha e somar.
    Vai ser maior que a média do Barcos + Barrios + Bobo, últimos centroavantes do Grêmio…

    Por tal razão, prefiro jogador de movimentação do que o 9 clássico. Jonas, Wilian Bigode, seriam ótimos reforços.

    Curtir

  3. Se livrar de alguns conceitos é complicado. Esta obsessão por um 9 esta enraizada no RS.
    É como espera sentada por um milagre…

    Criar a dependência por um 9 é amarrar um time e teoricamente marcou o atacante matou o time. Jael escolha do Renato em campo na maioria das vezes prende o time e os resultados mostraram não ser goleador e sim caneludo.

    Ficou mais que claro para quem assistiu ao jogo contra o Caxias que não faz falta alguma o tal 9 de ofício.

    Basta ver os principais times da Europa que raros tem um atacante fixo. Velocidade e movimentação é o que abre uma zaga e permite a finalização.

    Ler comentários de jornalismo hoje no RS é um exercício difícil pois os conceitos são da década 60/70.
    Não há evolução na cabeça deste pessoal e mesmo os mais novos caem na cantilena dos dinossauros.
    Se bem que na de SP RJ e MG também não há muita coisa diferente.

    Na maioria dos programas de futebol seguem alguns dinossauros e ex jogadores com alguns bons de bola mas ruim de cabeça.

    Também temos um contingente de palpiteiros barulhentos nas redes sociais pedindo cada nome de jogador que faz rir…
    Alguns pedem até jogador já aposentado. Não se dão o trabalho de uma simples pesquisa.

    Mas eu gostei do time de transição e é óbvio que encontrariam algumas dificuldades jogando contra times mais maduros e intimidadores na bota e boca.

    Também ficou visível que César Bueno não tem capacidade técnica nem cabeça para comandar um grupo de transição.
    É mais um eu ganhei eles perderam.

    Não falo pelos gols somente mas pela escolha do goleiro principalmente.

    Agora resta esperar pela próxima partida ou ação da direção…

    Curtir

  4. Existem vários tipos de centroavante e não acho que a torcida está errada em pedir esse jogador.
    Para o estilo de jogo do Grêmio, o ideal seria um que soubesse tabelar, se movimentasse e fizesse gols. Suarez, Lewa, Ibra seriam boas opções.
    O futebol brasileiro não vem produzindo jogadores com essas características ultimamente. Tem o Jesus e o Firmino com nível de seleção.
    O Jonas seria esse cara, mas é ídolo no Benfica, contrato recentemente renovado, artilheiro da liga, não sai.
    No Brasil, a melhor opção seria o André. Gosto do Sassá também. O problema dos dois e o extracampo. Dentro dele, poderiam resolver.
    Vendo o time do gaúcho, com as boas performances de Jean Pyerre e Matheus, penso que o Renato poderia pensar em jogar num 4-1-4-1, com Arthur e um dos guris como meias centrais e o Luan como centroavante. Um time mais parecido com o do Penta.
    O principal problema do Grêmio desde o tempo do Roger é a dificuldade para fazer gols. Ainda acho necessário um ‘fazedor de gols’, seja ele centroavante, meia ou ponta.

    Curtir

      1. E mesmo com todo esse poderio ofensivo nossos artilheiros do ano fizeram apenas 18 gols (Luan e Barrios), um número bem baixo considerando o total de jogos.
        Em momentos decisivos, um fazedor de gols poderia ter feito a diferença, contra o Cruzeiro e o Real mal chutamos a gol, contra Corinthians e Avaí perdemos pênaltis, que nos custaram uma briga mais acirrada pelo campeonato.

        Eu penso o fazedor de gols como um cara que finalize, não tenha medo de chutar e não vejo esse jogador no elenco atual. Vc citou o Wilian Bigode e o Jonas, os dois têm essa característica, seriam uma bela aquisição e cairiam bem no time.

        Enfim, o Grêmio do Penta e do Tri mostrou que não é obrigatório esse tipo de jogador, mas que cairia bem eu não tenho dúvida.
        Abraço

        Curtir

    1. Quanto mais jogadores/atacantes no time que façam gol, melhor. Hoje, temos no ataque Alisson, faz poucos gols, Everton, eterno reserva e Jael 0 gols. Então, ao meu ver, precisamos sim de mais jogadores que balancem as redes.

      Curtir

  5. Vamos pensar com calma.

    O Grêmio perdeu o Barrios, que não vinha fazendo gols, após a saída do seu garçom, Pedro Rocha.

    Então, precisávamos de dois jogadores, para ter um poder ofensivo.

    Fernandinho foi o substituto do PR, mas é/era muito egoísta, não jogava com o time, por isso o Barrios morreu de fome depois de setembro.

    Quem nos salvou, muitas vezes, foi o Éverton, que deve ser o maior goleador vindo do banco.

    Escrevo tudo isso para mostrar que precisamos ou repensar a maneira de jogar, ou apostar em dois jogadores leves que não necessitem, necessariamente, de um ou outro jogador para poderem jogar.

    Se contratarem o gandula do Ypiranga, ele terá mais chances de jogar que o Éverton. Não seria a hora dele jogar?

    De qualquer maneira, precisamos de dois jogadores ofensivos, em nível de titularidade.

    Respondendo a pergunta do André.

    Acho difícil, o Palmeiras, que está gastando os tubos, liberar algum jogador para um dos principais rivais no ano (Grêmio). Eles viram o que aconteceu com o Barrios anos passado.

    Jogador estrangeiro, Renato já deixou muito claro, só gosta de trabalhar com aqueles que já falam a língua e estão acostumados e adaptados com o futebol nacional.

    Jonas tem mercado na Europa, é ídolo máximo em Portugal.

    Curtir

    1. Concordo que precisamos de um ataque de velocidade, 2 atacantes móveis na frente. Penso no Grêmio de 2016, mas ao invés do Luan de atacante, pois acho que rende melhor na meia, outro jogador, com características semelhantes. Penso que Everton e Alisson disputam posição na esquerda, faltando assim, outro jogador que faça a função que Luan fazia em 2016, mais centralizado. Chega de atacante pesado na frente, só esperando cruzamento, nesse esquema precisamos de atacantes que saibam criar suas próprias oportunidades de gol, com drible ou velocidade. William do Palmeiras seria o cara certo, mas a direção não deve ter tentado. Na base não vejo nenhum guri pronto, pra ser titular na Libertadores.Arthur Caique ou Trellez também tem essas características. Mas parece que a direção quer alguém de graça, sem gastar nada ou quase nada. Acho difícil, atacante se não vier da base ou uma aposta certeira, sempre custou caro.
      Obs: Gosto dos atacantes Colombianos, sempre tem velocidade e boa técnica. Poderiam virar o radar um pouco pra este país.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s