A saída de Edílson

edilson-comemora-gol-de-falta---o-segundo-do-gremio-diante-do-barcelona-equ-1508977431705_956x500

Por Andre Peixoto

Hoje, dia 30 de dezembro de 2017, leio a notícia da venda de Edílson ao Cruzeiro. Dizem que o time mineiro ofertou quase o dobro do salário ao nosso lateral e, vendo dessa forma, realmente não tinha como segurar. Até porque pagar quase 500 mil a um lateral não me parece financeiramente saudável. Mas vamos aos fatos que me fizeram escrever sobre o tema.

Cruzeiro veio, ofertou, fez a cabeça do jogador com contrato de 3 anos e levou. Até aí tudo bem. Mas e o outro lado? Porque o Grêmio também não fincou o pé em De Arrascaeta ou Tiago Neves? Se eles querem no nosso lateral titular, que também percam alguém em nível de titularidade! Mas não. No Grêmio é sempre assim. Nos ofereceram refugos. E pasmem: o Grêmio aceitou. Virá o problemático Sassá. Bom jogador. Inegável. Surgiu como um meteoro no Botafogo. Mas afundou em festas e afins. Foi para o Cruzeiro e a cantilena seguiu. É realmente um jogador problema. O Cruzeiro se desfez de um problema. E O GRÊMIO ACEITOU!!! Entregaram o nosso lateral titular em troca de uns tostões (duvido que paguem, pois o Cruzeiro deve até as cuecas) e o Sassá. Dizem que o acordo prevê um segundo jogador. Certamente será outro refugo. Lamentavelmente esse é o resumo desse final de ano.

Vamos aguardar a reposição de qualidade, pois o histórico que temos é que assuma o reserva imediato (é reserva, não adianta). Então vejamos: Giuliano foi vendido e quem assumiu foi o eterno reserva Ramiro. Walace foi vendido e quem assumiu foi o seu reserva imediato, Michel. Pedro Rocha foi vendido e no seu lugar entrou o reserva Fernandinho. Lucas Barrios já saiu e ainda não temos o substituto. Aposto um xis filé/bacon que se renovar contrato, Jael será seu substituto imediato. Com a inevitável saída de Edílson assume Leo Moura, que fará 40 anos em outubro de 2018. O que estou querendo dizer é que o clube não investiu 1 centavo em reposição. Somente apostas. Claro que algumas delas deram certo. Cortez e Leo Moura. Só. As outras, como  Bruno Rodrigo, Leonardo, Jael, La Gata, Cristian, Arroyo dentre outros, naufragaram. Então o índice de acerto é muito baixo. Se juntasse o capital investido nesses jogadores e investisse em um jogador afirmado, o resultado seria muito, mas muito melhor.

Gostaria de encerrar o ano falando do jogador contratado para o Grêmio que já estará integrando o grupo principal na pré temporada. Sonhando com os gols do atacante de movimentação contratado que era o sonho da torcida. Imaginando os lances criados pelo meia atacante contratado que fará parceria com Luan e Arthur. Mas Arthur pouco se sabe de oficial pela direção. Só o que a IVI noticia. Palavra oficial do clube zero. Ainda dizem que o Grêmio estipulou um valor mínimo para negociar que é 40% inferior a multa. Barcelona deve estar esfregando as mãos. Porque não deixar que façam leilão pelo guri? Dizem que Real Madri, Inter de Milão, Chelsea e Atlético de Madri também querem a nossa jóia. Que se rasguem ofertando e vendemos para o que oferecer o maior preço. Tomara que Romildo esteja quieto e rindo das notícias: se quiserem levar, que façam a melhor oferta! Este é o meu sonho…

 

27 comentários em “A saída de Edílson

  1. Estava pensando uma coisa: se o plantel foi muito bem montado, se diziam que a equipe tinha várias opções, pergunto: por que está saindo um monte de jogador do plantel que a diretoria não fez ou não faz a mínima questão de manter?

    Curtir

  2. A gestão enquanto nas mãos do presidente Romildo pode até ser idônea, quantos aos outros que o sucederão não tenho tanta certeza. Bem lembrado pelo albenir, o caso do técnico do Vasco onde a imprensa fez um carnaval em cima do Romildo. Precisamos de mais euricos que mandariam essa imprensa às favas.
    O problema não é o edilson sair. É sair para um adversário na libertadores. A pergunta que faço é: meu time, teria condições de tirar algum titular de alguma outra equipe disputando libertadores?

    Curtido por 1 pessoa

    1. O problema é o pensamento mágico de que tudo vai funcionar como imaginam na hora certa. Não é assim que as coisas funcionam.
      Se o grupo não der liga não haverá Renato ou Guardiola que possam fazer milagre. Em 2017 tivemos um curto período em que o Grêmio jogou futebol bonito de ver vencendo e convencendo. Depois desandou e parecia que não chegaria.
      Tivesse encarado adversários mais ajustados não sei o resultado. Frente ao Real mostrou a realidade.
      Tem muita gente iludida com o futebol gremista. Falta muito para montar um grande time e ter um plantel duradouro.
      Sei que vou levar algumas pedradas mas não vou ficar no muro.
      Faltam pessoas qualificadas para saber quem e onde buscar as peças para montar um elenco com alternativas. Na realidade nem um sistema de jogo definido temos…

      Curtir

    2. Olhando os comentários fico com impressão que são um bando de adolescentes aloprados, que vivem torcendo para time europeu e viajando na maionese. Ninguém aqui sabe oque realmente aconteceu por trás das cortinas no caso da saída do Edilson e ficam enchendo o saco, tem um retardado aí que aí defendendo o Eurico Miranda, descem o pau no Romildo, que pegou o Grêmio quebrado e mesmo assim levou o clube a ganhar faixas, isto com responsabilidade, sem gatar mais do que tem, usando a gurizada da base, mas não nunca esta bom, tem um aqui que se acha o sabichão, agora virou “especialista na base” a vá né.Falar é fácil.

      Chega de choradeira, o Edilson escolheu ir embora, deve ter feito uma verdadeira pressão, que vá com Deus, não vale 500k nem a pau, lateral mediano e raçudo só isto. Então gurizadinha… menos, bem menos.

      Curtir

      1. Pois é…

        E tem uns babacas metidos a entendidos que na falta de conhecimento pegam escada no comentário dos outros. São cucos que tem preguiça de construir ninho e chocar.

        Quanto a Romildo só saberemos quando entrar outro de grupo diferente. Quem entregou o Grêmio quebrado foi o Koff que é da turma do Romildo.

        Quanto ao Edilson em minha opinião já foi tarde só que o pessoal do Romildo/Renato/Icó são lerdo de raciocínio e conhecimento. Estamos em Janeiro onde a grande maioria esta com o grupo definido enquanto o Grêmio fica catando para contratar alguém na esperança que vá funcionar.

        O pensamento mágico mostrou que não funciona e nem todo o raio vai cair no mesmo lugar e nem com reza braba quem não tem o que dar não joga com Renato ou Mourinho.

        Depois chega um Jael e mais alguns do naipe…

        Curtir

        1. Cada acredita no que quer, no seu caso o problema parece político mesmo, e não quero e nem vou discutir política com você. Se você acredita que o melhor é sair contratando igual um aloprado no início da temporada (como se isso não custasse caro), bem se vê que não compreende como o Romildo tirou o Grêmio de uma fila de 15 anos.

          Curtir

      2. Babaca. Primeiro, Romildo e presidente do Grêmio porque quis, se não fosse ele seria outro, talvez até tivesse a mentalidade de ter ganho o brasileirão, vai saber. Segundo, somos torcedores de clube e não de pessoas, essas não fazem mais que a obrigação de conduzir um clube de futebol da melhor maneira, essa é a regra, a exceção é o contrário. Outra, ninguém tá chorando pela perda de Edílson, que pra mim é muito meia-boca, mas o que estranha é que ou a direção sabe bem disso ou não tem a mínima poder de convencimento de qualquer jogador, vide Wallace, Gata, Bolanhos e agora Edilson. É so querer que vai embora pelo preço que quiser. E que gurizada da base, esses perderam todos os jogos, o único da base realmente que contribuiu com o time foi o Arthur, porque esse sim é diferenciado e também porque o Maicon se machucou.

        Curtir

        1. Zé ninguém! Babaca é você que se esconde aí atrás do seu apelidinho, não tem convicção suficiente para defender oque você acredita, e fica se escondendo, e sim eu torço pelo presidente Romildo sim, e vou torcer pelo próximo presidente, pelo próximo técnico, quanto mais eles acertarem melhor para o Grêmio,não sei se percebeu que não tem como torcer para o sucesso de um clube sem torcer pelo sucesso das pessoas que fazem parte deste clube? E por mais que você insista em viver nesta bolha e queira ignorar os fatos, a realidade é que o Romildo mais acertou do errou, e prefiro um caro honesto como ele, do que um pilantra falastrão como o Eurico dirigindo o Grêmio. 15 anos sem títulos foi pouco para uns Zés manés por aí.

          Curtir

          1. Amiguinho, seguinte, não queria polemizar, mas… A obviedade não faz parte do teu cérebro, claro que como gremista torcendo para o clube vou querer que a diretoria faça o melhor por ele, portanto levando os louros por isso. O que tu não entende é que os nomes para mim biram abstratos depois de assumirem. Não ganham salvo conduto se for A B ou C e não é porque venceu um título que tudo está maravilhoso, até porque devemos saber porque é como venceu, se não era simples, sr contrata um monte de loco e bota a jogar e se der certo continua o plano. No meu entender a diretoria deu um chute na lua e deu certo, é só verificar o plantel e observar que falta qualidade no grupo e eu acho até que ela sabe disso se não por que deixar sair três titulares sem o minimo esforço? O que se cobra e sensatez, pois o raio não vai cair sempre no mesmo lugar.

            Curtir

    1. Só aqui que os concorrentes chegam nos atletas primeiro, para depois negociar, sempre saindo pelo mínimo possível.
      E o Grêmio sempre buscando refugos encostados, que estão sem jogar e sempre pagando fortuna, já nossos refugos tem que emprestar dividindo os salários ou liberar sem nenhum custo.

      Cadê o dinheiro das premiações e dos novos sócios e das vendas de atletas???

      Curtido por 1 pessoa

      1. Fez-me recordar do episódio em que o Eurico Miranda xingou o Romildo por tentar contratar o técnico do Vasco. Houve uma comoção da IVI pela ética. Agora, não se fala em falta de ética por parte do Cruzeiro em negociar com jogador que possui contrato em plena vigência.

        Curtido por 1 pessoa

  3. Simples. Motivo pelo qual ganhamos títulos em dois ou três anos e passamos em média dez para conquistar outro.
    Prática histórica gremista. Daqui um tempo fazem terra arrazafa e contratam as pencas, alguns ganhando fortunas, individam o clube, passam mais três ou quatro anos para colocarem em ordem e o ciclo começa de novo.
    Qua do vão descobrir que se investe no time quando ele está bem e não quando está mal.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Em julho 2017 já falei que havia necessidade de negociar alguns reforços para 2018. Nos meses seguintes continuei falando sobre reforços e em novembro insistir muito no assunto.
    Alguns até criticaram e agora estão vendo o que já antevia sabendo da dificuldade festa direção em antecipação na definição do elenco e planejamento estratégico frente aos compromissos.
    Não é crítica pela crítica e sim o modelo de querer concertar o carro em movimento.
    Aí são contratações de ocasião para cobrir um buraco e não uma contratação planejada onde normalmente envolve mais dinheiro e compromissos.
    O retardo na renovação do Renato é a prova que não havia um planejamento de curto prazo. Imaginem de médio…
    As contratações de ocasião não são garantias de bons resultados e sim de uma aposta. Se funcionar ótimo mas se não der certo o clube perde.
    Mas foi só tanto dizem os apoiadores da gestão logo apontando alguém como Cortez que terminou titular.
    Enquanto um que outro da certo os esqueletos vão se acumulando como Jael Arroyo…
    Léo Moura e Leonardo na LD não terão regularidade e se nenhum guri não for “descoberto” ou deslocado vai virar AV.
    Vão ter de encostar um volante e um meia para servir de babá como foram Ramiro e Pedro Rocha.
    O Grêmio será vitrine e o time a ser derrotado em 18. Todos vão dar o máximo contra o Grêmio para não ter concorrência no final do torneio.
    Saindo Arthur e Luan conhecendo aos torcedores gremistas os pratas vão ter de jogar muito para sobreviver. Qualquer meia boca que fale espanhol é visto como ótimo jogador e terá torcida no aeroporto para o saudar…
    Já o prata ao errar um chute é vaia na certa.
    No resumo da coisa vamos ter de ver o início das competições sem definições de elenco e um grupo carente por muita festa pelo final do ano que não se planejou para o ano seguinte.

    Curtir

  5. André, excelente texto. Concordo com todos os argumentos. Parece que sempre esperamos os outros clubes se mexerem, para ficarmos com as sobras. Todo time grande quando perde um titular, sai as compras para repor com outro jogador a altura. O Grêmio efetiva o reserva, e fica sem reposição no grupo. Virão me apedrejar a turma aquela: mas em 2017 foi assim e jogamos muita bola, vencemos a Libertadores. Ok. Tivemos muita sorte do Maicon lesionar para surgir Artur, PR32 desencantar. Enfim, tivemos um bom ano em 2017, poderíamos corrigir alguns detalhes para ter um 2018 melhor ainda, quem sabe ganhar 2 títulos importantes ao invés de priorizar um? Penso que poderíamos gastar um pouco pra completar o time titular com jogadores afirmados, de preferência tenham feito uma boa temporada em 2017, e deixar para trazer os refugos e apostas para complementar o elenco. Hj pra Recopa, não temos ataque, um vovô de 40 anos pra LD, que tem qualidade mas não aguentará 1/3 da temporada, e aí teremos que aturar o péssimo leonardo. Também acho que o ideal seria ter o elenco completo para iniciar a pré temporada, mas parece que nos acostumamos a montar,elenco com os campeonatos em andamento. Depois somos o time com mais lesões no ano, e não é azar…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Lembrando que a lesão dos bruxos montou o time vencedor de 2017, o maior exemplo disso foram as oportunidades de Arthur após lesão de Maicon ou a sequência do PR32. Depois entraram os bruxos Fernandinho e Jael e a maionese desandou.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s